O que é?

O Operadora DDD é um programa para celulares Android que serve para facilitar a vida daqueles que fazem ligações de longa distância ou simplesmente para aqueles que gostam de manter os números de telefone dos contatos gravados num formato específico.

O programa lê os contatos em um dos vários formatos possíveis e ajusta o número automaticamente na hora da discagem inserindo o código da operadora de longa distância quando necessário.

Alguns dos formatos suportados pelo programa são:

  • 9999-7777
  • 011 9999-7777
  • 11 9999-7777
  • +55 11 9999-7777
  • 0 xx 11 9999-7777 (onde xx é o código da operadora)
  • 00 55 11 9999-7777

Os espaços e traços dos exemplos acima são só para legibilidade e não afetam a maneira como o programa funciona.

Para saber como usar o programa e quais os recursos disponíveis acesse a página “Como funciona“.

A motivação

Logo que comprei meu primeiro aparelho Android (um HTC Hero) saí à procura de um programa que pudesse alterar a operadora de longa distância que uso nas ligações. Não que isso seja algo que eu mude com frequência, mas minha operadora de celular na época tinha essa funcionalidade embutida no chip de modo que eu convenientemente guardava todos os meus contatos no formato (011) 9999-7777. Isso permitia que eu ligasse para qualquer pessoa da minha lista de contatos a partir de qualquer lugar sem me preocupar com estar ou não em roaming. Além disso, com os contatos nesse formato, os SMS recebidos eram facilmente reconhecidos pelo aparelho.

Ainda que minha operadora de celular tivesse esse recurso embutido no chip, o código de operadora de longa distância inserido era sempre o mesmo (de uma empresa parceira da operadora de celular, é claro). Isso para mim não era um grande problema, mas eu estava pensando em mudar de operadora e tinha minhas dúvidas se esse recurso estaria presente no novo chip.

Pesquisando no Android Market, encontrei um programa que aparentemente atendia às minhas necessidades. Infelizmente o programa não era muito amigo das mudanças que a HTC inseriu no Hero. Isso, aliado à idéia de que estava pensando em desenvolver algumas coisas para Android, gerou em mim a motivação necessária para escrever esse programa.

O programa

Em maio de 2010 o Operadora DDD foi lançado no Android Market (agora Google PlayStore).

A princípio imaginei que seria um programa extremamente simples, sem muitos recursos ou possibilidades de melhorias. De fato foi muito fácil implementar a primeira versão, porém, desde o lançamento, não parei de receber e-mails pedindo novos recursos, coisas que eu nunca imaginei que fossem necessárias. O programa cresceu e se tornou bem mais complexo do que eu previa. Continuo melhorando o programa de acordo com a necessidade das pessoas, mas sem perder o foco do que o programa se propõe a fazer.

Hoje já existe uma quantidade considerável de pessoas usando o programa. Se você chegou aqui querendo aprender mais a respeito do programa (como usá-lo, quais os recursos disponíveis, possíveis problemas, etc.) veio ao lugar certo. Preparei estas páginas justamente para ajudar quem precisa. Se ainda tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato.

Se você gostou do programa não esqueça de dar uma nota boa para ele no Google PlayStore. Mas se a utilidade dele realmente excedeu suas expectativas sinta-se à vontade para fazer uma doação ao projeto através da opção disponível no próprio aplicativo. Isso serve como uma ótima motivação para que eu continue a implementar melhorias e a fazer outros novos programas que possam ser até mais úteis para você.

Créditos

Programa criado e implementado por Denis Souza

Ícone do programa criado por Mentes Design. (Obrigado, Marcus pelo apoio!)